Alimentação

5 dicas essenciais para você economizar no supermercado!

/
5 0
Tempo de leitura: 4 min

Fazer compras no supermercado é algo inevitável. No entanto, em boa parte das famílias, elas são responsáveis pelo escoamento de uma parcela significativa de dinheiro. Por isso, é importante economizar no supermercado.

Assim, é preciso planejar as finanças da família e ter uma ideia do quanto pode ser gasto com as compras. Desse modo, o orçamento fica protegido e as necessidades do grupo familiar são atendidas.

Se você quer aprender a planejar e a economizar no supermercado, continue conosco. Confira nossas dicas e veja o dinheiro sobrar no final do mês!

1. Faça uma lista dos itens necessários

Essa dica é importante por duas razões: primeiro, evita que você volte para casa e descubra que deixou de comprar itens importantes e, segundo, garante que você não fique tentado por produtos que não precisa.

Dessa forma, uma simples lista de compras evita escolhas por impulso e ajuda a proteger o orçamento familiar. Procure organizar os itens por seção e cheque a despensa antes de sair de casa, conferindo tudo o que está próximo de vencer ou acabar.

Se a família conseguir estipular um cardápio semanal, fica ainda mais fácil saber o que será preciso comprar. Assim, é possível reduzir gastos com coisas supérfluas.

2. Pesquise os melhores preços e as melhores marcas

Você já deve ter ouvido a expressão “o barato sai caro”. Às vezes, em nome de uma economia momentânea, acabamos escolhendo produtos de marcas inferiores, o que pode mandar nossas receitas à ruína ou simplesmente nos dar muito mais trabalho.

Portanto, se você quer economizar de verdade, invista em marcas de qualidade e pesquise preços a partir delas. Descubra quais supermercados estão vendendo os produtos que você utiliza e cheque os preços em cada um deles.

Se você costuma eleger um dia específico para fazer as compras, é válido pesquisar promoções e comprar em diferentes estabelecimentos. Outra forma de economizar é aproveitar os produtos da estação ou substituir alguns itens do cardápio caso haja alguma megapromoção relâmpago.

3. Fique atento aos dias de promoção

A maior parte dos supermercados possui dias específicos para determinadas promoções. Por isso, conheça o funcionamento de cada um deles e se atente aos dias de comprar produtos de limpeza, por exemplo, ou aproveitar o hortifrúti.

Às vezes, é mais vantajoso estabelecer um cronograma de compras baseado nos dias de promoção. No final do mês, isso pode fazer uma grande diferença no orçamento familiar.

Sobre isso, outra opção atrativa é ir aos atacados, especialmente quando você pretende comprar itens e estocá-los. Se a validade do produto costuma ser mais duradoura, não há mal nenhum em optar por quantidades maiores.

4. Defina a periodicidade das compras

A periodicidade com a qual você fará as compras também pode fazer bastante diferença. Quem decide por fazê-las semanalmente, pode aproveitar promoções mais frequentes, garantindo certa economia. Quem opta pelas compras mensais, pode ter vantagem nos preços em função da quantidade adquirida.

Obviamente, é preciso ter em mente que o orçamento definido varia de acordo com a periodicidade, ou seja, quem faz compras semanais deve limitar o valor a um quarto do que gastaria em comprar mensais.

5. Evite levar as crianças ao supermercado

Se resistir às tentações já é algo difícil para adultos, imagine para as crianças. Por isso, evite que elas o acompanhem ao supermercado. Crianças têm uma tendência a desejar grande parte do que veem e a pedir coisas supérfluas de uma forma complicada de rejeitar.

O melhor é deixá-las longe do supermercado, com parentes ou amigos de sua confiança.

Um último cuidado essencial para economizar no supermercado é investir no armazenamento correto de itens. Isso evita o desperdício e prejuízos financeiros. Perder produtos por validade excedida ou por guardá-los de forma indevida pode acarretar custos absolutamente desnecessários para sua família.

Portanto, é importante ter um controle daqueles mantimentos que você possui em casa, especialmente os mais perecíveis. Para não perder nenhum alimento, procure planejar as refeições incluindo aqueles que estão mais próximos do seu prazo de validade ou que foram comprados a mais tempo.

Gostou de aprender mais sobre como economizar no supermercado? Então, você não pode perder nossos outros conteúdos. Siga-nos no Instagram e Facebook e fique por dentro de todas as postagens!

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Posts Relacionados
/

Fazer compras no supermercado é algo inevitável. No entanto, em boa parte das famílias, elas são responsáveis…

/

Fazer compras no supermercado é algo inevitável. No entanto, em boa parte das famílias, elas são responsáveis…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up