Alimentação

5 livros de finanças pessoais para te ajudar a alcançar suas metas

/
2 0
Tempo de leitura: 4 min

Organizar nossas finanças não é uma tarefa simples: há diversos fatores a serem levados em consideração e nossas decisões financeiras têm grande impacto sobre nossas vidas. Pensando neste desafio, separamos 5 livros de finanças pessoais para que você desenvolva a forma de cuidar do seu dinheiro e alcance os seus objetivos com mais facilidade. Confira!

1. Me Poupe, por Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri tornou-se conhecida quando começou a compartilhar suas dicas sobre finanças em seu canal no YouTube — também chamado Me Poupe — e passou a ser acompanhada por milhares de pessoas. Do sucesso na internet, a youtuber escreveu seu primeiro livro, em que aborda as principais dicas para quem quer começar a aprender sobre finanças.

Assim, por meio de uma linguagem simples e bem-humorada, a autora aborda questões como maneiras de economizar no dia a dia, como poupar mesmo quando se ganha pouco, quais são os melhores e os piores investimentos, bem como formas de poupar sem abrir mão das necessidades e dos desejos do presente.

2. Pai Rico, Pai Pobre, por Robert T. Kiyosaki

Esse best-seller de Robert Kiyosaki é um dos maiores clássicos de finança pessoal. No livro, o autor traça um panorama a respeito dos hábitos e das crenças das pessoas quando o assunto é o modo com o qual lidamos com o dinheiro.

Com base em sua experiência pessoal, Kiyosaki fala sobre seu pai (chamado “pai pobre”) que, apesar de honesto e inteligente, nunca conseguiu atingir uma liberdade financeira. Por outro lado, o pai de seu melhor amigo (o “pai rico”), sempre soube muito bem como administrar suas riquezas e se tornou um dos homens mais ricos da cidade.

Assim, por meio dos ensinamentos que o autor obteve de seu “pai rico”, Kiyosaki traz nessa obra lições simples e super efetivas para lidar com as finanças e alcançar o sucesso pessoal.

3. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, por Gustavo Cerbasi

Sem sombra de dúvidas, dentre os maiores problemas vivenciados pelos casais está encontrar a melhor maneira de organizar os orçamentos da casa. O assunto provoca diversas discussões entre o casal e pode até levar à separação.

Pensando nisso, Cerbasi defende em seu livro que o estado civil influencia na forma como lidamos com nossas finanças: a maneira como as administramos solteiros é diversa da maneira com a qual as administramos quando casados.

Assim, o autor traz as principais dicas para casais que querem melhorar o planejamento financeiro familiar, contextualizando situações e permitindo que o leitor faça uma autoanálise. 

4. Desafio aos Deuses, por Peter Bernstein

No livro “Desafios aos Deuses”, Peter Benrstein vai até a Idade Antiga para propor novas maneiras de pensar no presente, levando em consideração a questão dos riscos.

De acordo com o autor, na Grécia Antiga, não existia o conceito de risco, uma vez que tudo estava a mercê da vontade dos deuses. Foi somente quando o homem começou a arriscar que ele passou a posicionar-se contra os deuses e, a partir de então, desenvolver maneiras de medir e controlar os riscos para conquistar aquilo que desejava.

Bernstein defende que o domínio do funcionamento do mercado só se dá quando se aprende a analisar os riscos. Desse modo, ele faz uma análise da conjuntura histórica do risco desde seu surgimento, correlacionando-o com o mercado financeiro atual.

5. Os Segredos da Mente Milionária, por T. Harv Eker

Escrito pelo empresário T. Harv Eker, “Segredos da Mente Milionária” traz os 17 princípios que diferenciam a forma de pensar de pessoas ricas em comparação com a de pessoas comuns.

Com uma linguagem mais técnica e robusta, o autor conta sua experiência pessoal como gestor de fundos de investimento, além de traçar o panorama contemporâneo do comportamento do mercado.

Hoje em dia, manter-se informado e atualizar-se a respeito dos princípios básicos do mercado é cada vez mais importante, mesmo para quem só deseja administrar suas próprias finanças. Assim, com a leitura desses livros, com certeza ficará mais fácil avaliar, administrar e planejar suas finanças para que você finalmente atinja aqueles objetivos que há tempos sonha.

Gostou das dicas de livros de finanças pessoais? Então não deixe de conferir outro artigo nosso, em que separamos 6 dicas para você colocar suas contas em dia!

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up