Alimentação

Aprenda a fazer esta receita de bolinho de arroz simples e saborosa

/
5 0
Tempo de leitura: 3 min

Essa receita remete à infância de muita gente. Afinal, quem nunca comeu bolinho de arroz com as sobras de arroz do dia anterior, não é mesmo? Parecia até mesmo uma regra na culinária da maioria das mães e avós.

Ainda que hoje em dia muitas pessoas apelem para essa receita quando sobra um restinho na geladeira, o bolinho de arroz se tornou um petisco de sucesso em vários bares e restaurantes e é muito apreciado por quem está a fim de fazer uma comidinha diferente para acompanhar um bom filme.

Neste post, vamos apresentar a origem dessa receita deliciosa e, claro, o modo de preparo para você fazer agora mesmo para a sua família, seja como aperitivo, lanche ou acompanhamento da refeição. Confira!

Origem do bolinho de arroz

Inventado na Sicília durante o século X, os bolinhos de arroz eram recheados com carne e revestidos por uma massa feita de arroz, com sabor bem aromatizado, leve e crocante. Originalmente, seu nome era arancini, que vem da palavra arancia — laranja em italiano, já que o alimento se parece com a fruta, tanto na textura como na cor.

Vale destacar que a origem do bolinho de arroz italiano está ligado com a presença dos muçulmanos, considerando que eles foram os responsáveis por levar o ingrediente à gastronomia siciliana. Desse modo, o prato foi amplamente reproduzido nos cardápios da casa de muitos brasileiros a partir do arroz branco comum, uma vez que na Itália as pessoas utilizam o tipo arbóreo, o mesmo usado para as receitas de risoto. Quer saber como fazer bolinho de arroz?

Ingredientes

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras de chá de arroz cozido;
  • 1 ovo;
  • ½ xícara de leite;
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 xícara de cheiro verde;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • óleo para fritar.

Modo de preparo

O preparo do bolinho de arroz é bem simples. Em uma tigela, misture arroz cozido, ovo, leite, queijo ralado, cheiro verde, sal e pimenta-do-reino. Depois que esses ingredientes estiverem bem envolvidos, vá acrescentando a farinha de trigo até dar o ponto para que você possa trabalhar os bolinhos.

Para moldá-los, você pode usar uma colher ou fazê-los na mão mesmo. A segunda opção é bem mais simples, mas é indicado colocar uma gota de óleo nas palmas das suas mãos para que o processo seja mais fácil e rápido. Depois é só fritar os bolinhos e colocá-los sobre um prato com uma folha de papel toalha para secar a gordura que resta em suas superfícies.

Variações de cozimento

A maneira mais conhecida de fazer bolinhos de arroz é frita. No entanto, é possível realizar essa receita por meio de outras técnicas. Por exemplo:

Bolinho de arroz assado

Depois de fazer a sua mistura, deposite todos os bolinhos já moldados em uma assadeira untada e leve para assar no forno na temperatura de 180 ºC por cerca de 20 minutos. É importante que o seu forno esteja preaquecido para que fiquem bem assados e deliciosos.

Bolinho de arroz grelhado

Em uma frigideira pequena, espalhe um fio de óleo ou azeite em toda a sua superfície e deixe no fogo até que o recipiente fique bem quente.

Com a sua massa já pronta, retire a frigideira do fogo e deposite metade da quantidade da sua massa. Coloque uma fatia grossa de queijo mussarela ou de um recheio da sua vontade e depois disponha o restante da receita sobre o recheio.

Leve novamente para o fogo e vire o bolinho assim que estiver bem dourado do lado debaixo. Após dourar os dois lados, basta colocá-lo em um prato e está prontinho.

Agora que você já sabe como fazer a massa para o bolinho de arroz!  Aproveite a reunião de amigos e familiares para agradar a todos com sua nova habilidade.

Então, se você possui alguma dúvida, entre em contato conosco! Conheça nossa variedade de produtos que oferecemos para o seu dia a dia na cozinha.

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Posts Relacionados
/

Essa receita remete à infância de muita gente. Afinal, quem nunca comeu bolinho de arroz…

/

Essa receita remete à infância de muita gente. Afinal, quem nunca comeu bolinho de arroz…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up