Alimentação

Armazenamento de alimentos: é melhor pote de vidro ou de plástico?

/
3 0
Tempo de leitura: 3 min

Você preparou aquela refeição maravilhosa, um verdadeiro manjar dos deuses, mas exagerou na quantia e sobrou; ou, ainda, costuma deixar pronto seu almoço da semana, em um único dia, para economizar tempo na cozinha e precisa condicionar toda essa comida. E agora? Pote de vidro ou plástico: qual é o melhor para o armazenamento de alimentos?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que esses diversos tipos de pote existem por uma razão. Há uma maneira eficiente e segura de usar cada um deles. Portanto, nada de jogar todos os seus recipientes fora no final deste post!

É preciso estar atento ao armazenamento de alimentos para evitar que eles estraguem ou que venham a oferecer riscos para a sua saúde. Por isso, resolvemos abordar os fatores mais determinantes na hora de escolher os próximos potes para a sua casa. Confira!

Durabilidade do recipiente

Por um lado, o plástico é o queridinho da maior parte das donas de casa, já que não quebra tão facilmente. Por outro, eles riscam muito mais, comprometendo seu uso e até a estética dos utensílios. Os vidros, em contraponto, são mais pesados, o que aumenta o risco de quedas. Além disso, derrubar um pote desses é o mesmo que despedir-se dele, afinal, é raro que não se partam em pedaços com o impacto.

Outro aspecto positivo do vidro é que ele não risca, permanecendo “como novo” por muito tempo. Esse material também pode ser reaproveitado, o que aumenta consideravelmente a sua vida útil. Mas falaremos sobre isso mais adiante.

Absorção de odores e sabores

Potes de plástico são porosos e, por isso, eles acabam aderindo a algumas substâncias que estão na comida. Isso faz com que as cores, os cheiros e até o sabor de algumas porções fiquem no recipiente. Por isso, ele não é o mais indicado para o armazenamento de alimentos temperados e coloridos.

O vidro não enfrenta esse problema. Sua superfície lisa o torna muito mais simples de lavar, demandando apenas detergente e água fria.

Contato com Bisfenol-A

O Bisfenol-A é o verdadeiro vilão associado ao plástico. Esse material é produzido a partir do petróleo, o que faz com que substância reaja ao entrar em contato com os alimentos, especialmente se for submetida ao calor. Com isso, ela libera toxinas altamente prejudiciais à saúde.

Sua comercialização foi proibida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas, mesmo assim, alguns itens contendo Bisfenol-A continuam sendo vendidos, como mamadeiras, garrafas de água e diversos recipientes de armazenamento de alimentos. Nesse aspecto, o uso de vidro é significativamente mais seguro.

Possibilidade de reciclagem

Tanto falando de saúde quanto da preservação do meio ambiente, o vidro é realmente um bom aliado. Seus recipientes podem ser reciclados e reaproveitados muitas vezes antes de perderem sua utilidade. Até mesmo os potes de azeitonas, molho de tomate e palmito, por exemplo, podem ganhar uma nova vida depois de lavados.

Como dissemos no início do texto, isso não significa que você tenha que escolher um tipo de pote e jogar fora todos os outros. O armazenamento de alimentos pode ser feito nos recipientes de plástico que você já possui. Servem para guardar farinhas, arroz, outros grãos e alimentos secos, em geral. Nunca leve ao micro-ondas ou coloque comida quente neles.

Além disso, para as novas aquisições, você pode começar a optar por potes de vidros. Apesar de serem um pouco mais caros, são uma ótima opção para guardar comida, além de terem uma longa vida útil.

Gostou de descobrir mais sobre armazenamento de alimentos? Então, agora que você já está seguro com isso, não deixe de conferir nossos 8 truques para deixar sua geladeira mais organizada!

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Posts Relacionados
/

Você preparou aquela refeição maravilhosa, um verdadeiro manjar dos deuses, mas exagerou na quantia e…

/

Você preparou aquela refeição maravilhosa, um verdadeiro manjar dos deuses, mas exagerou na quantia e…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up