Sem categoria

Como economizar dinheiro no dia a dia? 4 truques que vão te ajudar

/
14 0

Todo mundo quer reservar uma parte do dinheiro para investir em algo especial, não é mesmo? Se esse também é o seu desejo, tem como economizar dinheiro no dia a dia, caso esteja disposto a reavaliar as suas prioridades por um bem maior, como uma viagem em família.

A ideia de reduzir as despesas pode ser um pouco assustadora no início, mas você vai perceber que a longo prazo, essa atitude é essencial e vai muito além de simplesmente levar almoço para o trabalho ou diminuir as idas ao cinema, por exemplo. Existem maneiras mais criativas para a sua economia diária que você ainda não está fazendo e que vamos apresentar aqui neste post. Confira!

1. Use um aplicativo para controlar as finanças

Organizar o orçamento familiar não precisa ser uma tarefa difícil. Por isso, instalar um aplicativo de finanças torna mais fácil e seguro economizar todos os dias, uma vez que é possível conectar a ferramenta diretamente com suas contas para rastrear seus gastos diários e alertá-lo sobre possíveis despesas supérfluas.

2. Anote todos os gastos

Registrar as suas movimentações é fundamental para entender como está gastando o seu dinheiro todos os meses.

Nesse caso, é importante anotar as despesas maiores, como TV a cabo, contas de luz e energia, aluguel e supermercado, sem esquecer os pequenos gastos, como aquele docinho que decidiu comprar depois do almoço, por exemplo.

Controlar o que faz com o seu dinheiro de maneira regrada permite que você entenda o que pode estar influenciando seu orçamento diário. Isso facilita na hora de decidir como economizar dinheiro no dia a dia.

3. Pague as contas assim que receber

Procure concentrar os pagamentos em um único dia do mês, de preferência que seja próximo ao dia do seu pagamento. Isso porque, facilita que você banque suas despesas mais importantes antes de começar a fazer possíveis gastos que atrapalhem o processo de pagamento. Isso é essencial para ajudá-lo manter as contas em dia.

Além disso, se você tem alguma pendência, antes de investir o dinheiro que está poupando, primeiro liquide todas as dívidas. Não sei se você sabe, mas os juros de uma dívida geralmente são maiores que os rendimentos de uma possível aplicação. Considerando essa realidade, não faz tanto sentido acumular juros menores em investimentos, mas manter uma dívida com juros maiores, não é verdade?

4. Evite pequenos gastos não planejados

Quem trabalha fora, sabe quão difícil é o controle dos gastos para sua alimentação. No entanto, ao controlar o seu orçamento, você vai começar a perceber como está usando o seu dinheiro diariamente e poderá eliminar os gastos desnecessários.

O principal exemplo são os lanches que você faz no meio do dia, apenas por gula, ou o refrigerante em situações que não há necessidade da bebida. Para começar, as marmitas são alternativas simples que fazem uma grande diferença no orçamento diário. Sem falar que comer aquele arroz e feijão feito em casa é a melhor coisa, não é mesmo?

Vale lembrar que esses pequenos cortes podem não fazer tanta diferença no dia a dia, mas eles vão significar muito quando visualizado de maneira mensal ou mesmo anual. Além disso, saiba que é possível ter momentos em família gastando pouco. Escolha programas mais acessíveis, como fazer uma noite de cinema em casa ou participar de festivais gratuitos da sua cidade. Basta usar a criatividade e receber atualizações dos eventos em sua cidade.

Você curtiu essas dicas de como economizar dinheiro no dia a dia? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o post “Faça seu planejamento financeiro familiar seguindo estes 4 passos” e comece agora mesmo a poupar o seu dinheiro para um grande investimento, ou para aquela viagem dos sonhos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.