Sem categoria

Como montar a mesa para receber os amigos?

/
12 0

Vai receber seus amigos para um jantar descontraído? Entender como montar a mesa para a sua ocasião especial pode até parecer um pouco intimidador, mas não é nada difícil. Na verdade, existe uma regra indispensável: coloque sobre a mesa apenas os utensílios que serão utilizados.

Os utensílios devem ser colocados de maneira lógica. Por exemplo, o motivo de garfo e faca serem posicionados cada um de um lado do prato é para todos possam pegá-los facilmente. Neste post, preparamos outras dicas para você criar um visual incrível para a sua refeição com os amigos. Confira!

Como montar a mesa da forma correta?

Preparar a receita para receber os amigos pode até ser uma tarefa prazerosa, mas entender como montar a mesa de maneira adequada para não parecer chique demais ou simples demais é um pouco mais angustiante, não é mesmo?

No entanto, vale destacar que o número de talheres vai depender do tamanho da sua mesa e do nível de formalidade que você deseja. Uma regra é básica: mais itens faz com que uma mesa pareça mais formal ou sofisticada, enquanto uma mesa com menos elementos sugere uma refeição sem frescuras.

Para ajudá-lo nesse momento, criamos um passo a passo para mostrar como posicionar os utensílios para uma ocasião formal e casual.

Mesa formal

Para definir uma mesa formal, você precisará de uma toalha de mesa sem tantos detalhes, jogo americano, pratos de jantar, tigelas de sopa, pratos de salada, guardanapos, garfos de salada, garfos de jantar, facas, colheres de sopa, facas de manteiga, colheres de sobremesa, copos de água e taças de vinho. Tudo em mãos? Só começar:

  • cubra a mesa com uma toalha e posicione o jogo americano em cada lugar que será ocupado para delimitar o espaço da configuração;

  • coloque um prato principal, um de salada e uma tigela de sopa no centro de cada espaço;

  • disponha um guardanapo de pano à direita dos pratos;

  • à esquerda, coloque o garfo para salada e o jantar, de fora para dentro;

  • à direita, coloque a faca de jantar, a faca de salada e a colher de sopa, também de dentro para fora;

  • deixe o copo de água acima das facas e o de vinho ao lado direito;

  • os utensílios de sobremesa devem ficar na parte de cima do jogo americano, tanto o prato como os talheres utilizados.

Mesa casual

Para organizar uma mesa casual, é necessário uma toalha de mesa, um prato principal, um prato de salada, um prato de sobremesa, guardanapo, garfos, faca, copos de água e taça de vinho. Veja como montar:

  • coloque a toalha sobre a mesa;.

  • disponha primeiramente o prato principal e depois o prato de salada por cima, no centro de cada espaço reservado para os convidados;

  • deixe um guardanapo à esquerda da configuração;

  • à esquerda do prato, coloque o garfo para o jantar sobre o guardanapo e à direita, coloque a faca;

  • por fim, bote o copo de água diretamente acima da faca e do lado direito do copo, a taça de vinho.

Como criar uma decoração de mesa interessante?

Para uma refeição completa ser considerada perfeita, a comida tem que estar saborosa e os utensílios de boa qualidade. Contudo, uma boa decoração é indispensável nessas situações. Seja um jantar formal ou casual, ter um esforço extra para criar um visual com pontos focais coloridos é interessante.

Em uma mesa formal, é possível inserir pontos coloridos no jogo americano e no centro de mesa, por exemplo. Lembrando que se preferir decorar com flores, é importante que sejam de espécies que não exalem tanto aroma para não atrapalhar no decorrer do jantar. Já para uma refeição casual, a própria toalha de mesa pode ser o destaque, enquanto os pratos brancos fazem o equilíbrio das tonalidades.

Como pode ver, criar um clima gostoso para um almoço em família ou jantar entre amigos é simples. Basta apenas conhecer algumas regras básicas para deixar a sua mesa com um visual incrível para recebê-los da melhor maneira possível.

Você curtiu essas dicas de como montar a mesa? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Confira 4 ótimas receitas para receber amigos em casa!” e se torne a sua ocasião ainda mais especial!

Leave a Reply

Your email address will not be published.