Sem categoria

Como organizar o armário da cozinha sem dificuldades?

/
51 0

Toda dona de casa sabe da importância de manter a cozinha limpa e arrumada para conseguir preparar os alimentos de maneira mais prática e funcional. No entanto, sempre surgem algumas dúvidas sobre como organizar o armário da cozinha para você economizar o tempo que você passa cozinhando. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para simplificar a organização dos armários da cozinha a fim de deixar o seu dia a dia mais descomplicado. Vem com a gente!

Separe os utensílios por tipo

Na cozinha, temos uma série de utensílios: panelas, louças, potes, talheres, alimentos, eletrodomésticos e compras de supermercados de maneira geral. Esses itens variam de tamanho e formato e uma boa dica é separá-los de acordo com o seu tipo.

Além de otimizar o espaço dos armários, a organização dos utensílios por tipo também torna mais rápido encontrar os itens que você precisa na hora que você precisa. Assim, basta você definir em seu armário o espaço para cada tipo de utensílio, mantendo-os sempre juntos.

Descomplique o armazenamento dos potes

Sejam de vidro ou de plástico, os potes ocupam bastante espaço nos armários. Guardá-los tampados pode parecer mais fácil, mas isso faz com que eles ocupem muito espaço e acabem por tornar seu armário um verdadeiro caos.

O primeiro passo é livrar-se dos potes sem tampa, os rachados ou danificados e manter apenas aqueles que você realmente usa.

 Além disso, na hora de guardá-los, é melhor destampá-los e colocar os potes menores dentro dos maiores. As tampas, por sua vez, podem ser reunidas e colocadas em uma gaveta ou em uma caixa. Isso faz com que você utilize o espaço disponível para eles de maneira mais funcional.

Coloque prateleiras dentro dos armários

Muitas vezes, os armários da cozinha são altos e acabamos por não utilizar todo o espaço disponível. Desse modo, uma ideia para usá-los por inteiro é instalar prateleiras dentro do seu armário para que você possa usar todo o espaço que você possui.

Ademais, criando esse novo andar dentro do seu armário, você evita criar pilhas muito altas de louças, o que pode ser perigoso e difícil de manusear.

Aproveite as suas gavetas da melhor forma

Primeiramente, os objetos de uso mais frequente podem ser colocados nas gavetas de cima, facilitando seu uso e armazenamento. Por exemplo, talheres de mesa podem ser colocados na primeira gaveta; na segunda, pode-se colocar os talheres de cozinhar, como colher de pau, espátulas, facas de cortes, etc; na terceira, os panos de prato e toalhas de mesa; e, na quarta, outros itens, tais como papel-alumínio, papel toalha e luvas.

Ademais, na hora de guardar os talheres, opte por colocar divisórias nas gavetas a fim de separar os talheres de mesa e evitar que eles se misturem. Os panos de prato e toalhas de mesa, por sua vez, podem ser guardados em rolinhos, aproveitando melhor o espaço e evitando usar sempre os mesmos.

Mantenha as xícaras e canecas penduradas

Outra maneira de aproveitar melhor os armários é pendurar as xícaras e canecas instalando alguns ganchos nos armários. Assim, enquanto os pratos podem ser mantidos empilhados, as canecas e xícaras podem permanecer suspensas.

Assim, você consegue guardar no mesmo armário todas as suas louças de maneira organizada e fácil de ser mantida. Apenas atente-se para não colocar o ganchos muito próximos um aos outros, pois isso pode dificultar o manuseamento desses utensílios.

Com todas essas dicas, com certeza ficou mais fácil pensar em maneiras para aproveitar melhor o espaço que você dispõe no seu armário para guardar seus utensílios, tornando o dia a dia na cozinha mais prático e rápido.

Gostou das nossas dicas sobre como organizar o armário da cozinha? Então por que não dá, também, uma olhada nas dicas que separamos para você deixar a sua geladeira mais organizada?

Leave a Reply

Your email address will not be published.