Alimentação

Confira 4 dicas para deixar o arroz mais saudável e saboroso

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Para deixar o arroz saudável é preciso se atentar ao modo de preparo, aos ingredientes utilizados e às combinações com outros alimentos. Dessa forma é possível deixar esse prato do dia a dia ainda mais saboroso e nutritivo.

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter uma alimentação equilibrada para ter mais saúde e bem-estar. Por fazer parte das refeições diárias dos brasileiros, preparar o arroz saudável é muito importante, não é mesmo?

Esse alimento fornece naturalmente energia, proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, pode ser enriquecido com ainda mais nutrientes e, claro, muito sabor.

Quer aprender a cozinhar um arroz saudável, gostoso e soltinho? Então, confira estas dicas!

1. Acrescente vegetais

Cozinhar o arroz com legumes é uma maneira simples de adicionar mais vitaminas e minerais à alimentação, principalmente na das crianças, que são mais resistentes ao consumo de vegetais.

Para isso, você pode colocar brócolis, cenoura, pimentão, chuchu, milho e outros ao seu gosto nos 5 minutos finais do cozimento do arroz. Tem arroz branco que sobrou da última refeição? Então, faça o reaproveitamento misturando esses legumes refogados com temperos. Fica uma delícia!

2. Prefira temperos naturais

Você sabia que os temperos industrializados contêm grande quantidade de sódio que, por sua vez, eleva a pressão arterial? Pois é! Por isso, é interessante evitar esse tipo de produto na alimentação, principalmente no dia a dia.

Troque esses condimentos processado pelos temperos e ervas naturais no seu arroz saudável: cebola, alho, cheiro verde, coentro e outros que você preferir. Além de deixar o prato mais gostoso, ainda faz com que você use menos sal, já que realça naturalmente o sabor.

3. Misture grãos

As fibras são indispensáveis para o bom funcionamento do intestino. Mas não é só isso! Elas diminuem a absorção do colesterol e da glicose, dão mais saciedade e fazem bem para a saúde. Quer saber como aumentar a ingestão desse nutriente? Basta misturar grãos ao arroz antes de prepará-lo. Algumas opções são:

  • cevada;
  • aveia;
  • trigo;
  • quinoa;
  • linhaça;
  • amaranto;
  • chia.

Quer deixar essa mistura ainda mais gostosa e saudável? Acrescente uva-passa e amêndoas, que dão um toque especial e adicionam mais fibras e gorduras boas ao prato.

4. Faça combinações saudáveis

A combinação de arroz com feijão é considerada poderosa em aminoácidos essenciais — matéria-prima para a construção dos músculos e outros tecidos do corpo. Além do mais, essa dupla se complementa no fornecimento de fibras, vitaminas e minerais.

Para completar uma refeição nutritiva e balanceada, junte ao dueto: uma fonte de proteínas, como carnes e ovos, e vegetais variados. Assim, você garante um prato gostoso e balanceado.

Viu como fazer arroz saudável é mais fácil do que você imaginava? Não tem segredo: basta usar alguns truques na preparação desse cereal tão importante na mesa dos brasileiros. Portanto, para deixar a sua alimentação e a da sua família ainda mais nutritiva, aposte nas nossas dicas!

Por falar em arroz, você conhece os tipos que existem desse cereal? Já que está por aqui, que tal ler o nosso artigo que fala sobre esse assunto? Confira!

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

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