Alimentação

Descubra 6 dicas para colocar suas contas em dia

/
3 0
Tempo de leitura: 3 min

Pagar contas é uma tarefa tão comum que acaba entrando no modo automático e simplesmente passamos a cumpri-la sem sequer perceber onde está indo o dinheiro. Em alguns casos, manter as contas em dia pode ser um verdadeiro desafio.

O descontrole financeiro é um vilão capaz de sugar todos os rendimentos e ainda o obrigar a procurar fontes alternativas de economia. Seja por esquecimento, falta de organização ou simples desatenção, os problemas financeiros dão uma baita dor de cabeça.

No entanto, todo esse problema pode ser evitado com um planejamento financeiro eficiente, feito sob medida para o seu bolso. Organizar a sua vida financeira é uma passagem só de ida para ver o seu dinheiro dando conta de todos os gastos do mês.

Você já imaginou ficar longe dos juros excessivos, cartões bloqueados, parcelamentos e, de quebra, ter o seu dinheiro tão bem administrado que você pode até ter uma reserva de emergência?

Então, isso é totalmente possível. Basta que você tenha conhecimento sobre o seu dinheiro: suas fontes de renda, as despesas fixas, as aplicações financeiras, despesas extras, etc. Com isso, você poderá determinar quanto gastar com cada categoria, mantendo seu orçamento sob controle. Eis a importância do planejamento financeiro.

Portanto, para ajudá-lo a otimizar a forma como você usa o seu dinheiro, continue conosco e confira 6 dicas incríveis para manter as contas em dia!

1. Corte as despesas desnecessárias

A verdadeira fórmula para o sucesso financeiro é gastar menos do que recebe, independentemente da sua renda. Por isso, será preciso controlar seus gastos, seja por uma planilha ou algum app de planejamento financeiro. A maior parte deles ajuda a entender onde estão indo seus recursos, tornando muito mais fácil cortar as despesas desnecessárias.

2. Utilize o débito automático

Cartões de crédito, talões de cheques e carnês podem custar caro a você. Imprevistos podem acontecer, como você ficar sem saldo para cobrir a compra, esquecer de pagar a fatura do cartão e ainda pagar mais juros por isso. Com a compra à vista, além de se livrar dessas questões, você ainda pode conseguir descontos vantajosos nas compras.

3. Escolha com cuidado seus investimentos

Mesmo que você esteja ansioso para comprar a casa própria ou trocar de carro, lembre-se de que esses investimentos não devem prejudicar seu orçamento. Então, para manter as contas em dia, é preciso programar essas aquisições. O melhor a fazer é dar uma entrada, no maior valor que conseguir, e negociar parcelas com as quais você conseguirá honrar.

4. Quite ou negocie suas dívidas

As dívidas são ruins por diversas razões: elas comprometem seu orçamento, tiram o seu sono e ainda fazem você pagar mais do que o preço real das suas aquisições. Por isso, procure quitá-las o quanto antes. Contate seus credores e pague à vista por todas que conseguir. Para aquelas que você não puder, tente negociar juros menores e um prazo mais longo.

5. Crie um fundo de emergências

A vida está cheia de acontecimentos que não mandam avisos. Se você quer manter as contas em dia, precisa incluir gastos extras no seu planejamento. Um fundo de emergência é ideal para cobri-los, evitando que você contraia novas dívidas. O ideal é ter o equivalente a seis meses de despesas.

6. Estabeleça metas

Portanto, depois de cumprir com todas as suas obrigações, é chegada a hora de desfrutar dos rendimentos de todo o trabalho duro. O melhor motivador para guardar dinheiro é estabelecer metas. Qual é o seu próximo passo? Que tal fazer uma viagem em família, se matricular em um curso incrível só por hobbie ou, finalmente, fazer aquele tratamento de beleza?

Com as contas em dia e um rumo para a sua vida financeira, é mais que justo que você goze de todos os benefícios dessa conquista.

Enfim, se você gostou deste post e quer ajudar outras pessoas a organizar suas finanças, não guarde essa informação só para você, compartilhe nas suas redes sociais!

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Posts Relacionados
/

Pagar contas é uma tarefa tão comum que acaba entrando no modo automático e simplesmente…

/

Pagar contas é uma tarefa tão comum que acaba entrando no modo automático e simplesmente…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up