Alimentação

Descubra 6 segredos de como deixar o arroz branco e soltinho

/
8 0
Tempo de leitura: 3 min

O arroz branco é o acompanhamento ideal para diversos pratos, desde o bife com salada até o estrogonofe do fim de semana. A verdade é que seu sabor suave o torna um alimento que combina com praticamente tudo!

Você sabe como prepará-lo para ficar bem soltinho, do jeito que o brasileiro gosta? Bom, todo mundo tem um segredinho ou outro para evitar que o arroz “empape” ou fique empelotado. Mas será que todos funcionam?

Neste post, vamos dar 6 dicas de como cozinhar esse cereal tão gostoso de maneira fácil, prática e, claro, sem grude! Quer aprender? Então continue a leitura!

1. Tenha um arroz de excelente qualidade

De nada vai adiantar você fazer vários truques se a procedência do grão não for boa, concorda? Por isso, ter a sua disposição um arroz branco de ótima qualidade, como o Arroz Vasconcelos, é fundamental para que ele fique gostoso e soltinho!

2. Use a panela certa

O arroz aumenta cerca de 50% do seu volume depois de cozido. Sabendo disso, use uma panela que comporte todo o alimento. Além do mais, as panelas de fundo grosso retêm o calor mesmo com o fogo desligado. Por conta disso, o cozinheiro deve prestar atenção para não queimar o arroz.

3. Refogue antes de colocar a água

O ato de refogar o arroz com algum tipo de gordura, como óleo ou azeite, faz com que os grãos sejam selados e fiquem mais soltos. Nessa etapa você já pode colocar os temperos, como alho e cebola, para dourar e assim garantir mais sabor ao prato!

4. Atente-se à proporção de água

Não quer errar no ponto do arroz? Então guarde esta dica: para cada xícara do cereal utilize duas xícaras de água. É claro que ao ferver a água a quantidade dela diminui, portanto, esquente um pouco a mais do líquido para completar o cozimento, se necessário

5. Nunca coloque água fria

Você é do grupo de pessoas que sempre esquece de colocar a água para ferver antes de começar a preparar o arroz e acaba colocando água fria mesmo? Saiba que isso pode ser o motivo pelo qual seu arroz branco não está tão soltinho como deveria!

O ideal é colocar água fervente em todas as etapas do cozimento desse alimento. Além de ele ficar pronto mais rápido, isso faz com que não grude tão facilmente.

6. Solte-os com um garfo

Agora que o seu arroz está cozido, é hora de soltá-los com a ajuda de um garfo para liberar o vapor que está embaixo. Se você não fizer esse procedimento, o acompanhamento pode ficar empelotado, principalmente, depois de frio.

Vale lembrar que o arroz pode durar até 7 dias na geladeira, desde que seja devidamente guardado num pote com tampa. Mais dois detalhes: a cebola deve ser bem refogada para não azedar a preparação e o arroz deve ser levado ao refrigerador ainda morno.

O arroz branco é realmente uma delícia! Se você ainda não conseguiu fazer uma receita que o deixa bem solto e no ponto certo, experimente pôr em prática as nossas dicas. Achamos que você vai adorar! Bom apetite!

Que tal ajudar seus amigos a fazerem um arroz bem gostoso? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

 

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Posts Relacionados
/

O arroz branco é o acompanhamento ideal para diversos pratos, desde o bife com salada…

/

O arroz branco é o acompanhamento ideal para diversos pratos, desde o bife com salada…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up