Alimentação

Listamos 7 dicas para facilitar o seu dia a dia na cozinha

/
11 0
Tempo de leitura: 3 min

Preparar refeições para a família é uma delícia, um verdadeiro ato de amor. Porém, sabemos que na rotina de cuidados de uma casa, cozinhar é uma das tarefas que mais consomem seu tempo. Por isso, quem deseja facilitar o dia a dia na cozinha precisa estar sempre atento a dicas de como realizar o preparo de maneira mais fácil.

Pensando nisso, selecionamos algumas ideias que vão deixar a sua rotina na cozinha mais prática, sem tornar as receitas menos deliciosas! Assim, vai sobrar tempo para curtir seus familiares e descansar após um longo dia de trabalho. Confira e coloque em prática!

1. Espaço organizado

Você já percebeu quanto tempo perde procurando pelos utensílios quando está cozinhando? A melhor maneira de evitar esse desperdício é manter a cozinha organizada e se certificar de que cada coisa sempre é guardada em seu devido lugar.

2. Todos os ingredientes à mão

Qualquer cozinheira já passou pela experiência de estar no meio de uma receita e perceber que falta um ingrediente crucial. Para evitar essa situação, crie o hábito de reunir todos os itens em uma mesa ou balcão antes de colocar a mão na massa.

Se preferir, você até pode deixar os ingredientes selecionados por quantidade, devidamente descascados e picados, para facilitar as etapas da sua receita, que tal?

3. Cozinha sem lágrimas

Cortar cebola é um desafio que causa muita ardência no olho? Pois saiba que esse sofrimento não é necessário. Para isso, basta deixar a cebola no congelador por aproximadamente 15 minutos antes de fatiá-la.

4. Alho prático

Alho é um tempero muito saboroso, mas que pode ser difícil de descascar na pressa de preparar uma receita. Evite este problema levando o dente de alho ao micro-ondas por 30 segundos. Quando cozido, a casca do alimento se solta muito mais fácil.

5. Cuidados pós-supermercado

Quer evitar correria na cozinha no dia a dia? Que tal lavar, descascar e fatiar os legumes assim que chegar do supermercado? Criar esse hábito durante os fins de semana pode ajudar a economizar tempo em dias mais corridos.

O alho, por exemplo, pode ser picado e batido no liquidificador para ser armazenado em geladeira. Outros temperos, como salsinha e cebolinha, podem ser até mesmo congelados, o que gera praticidade e evita desperdícios!

6. Ovos podres nunca mais

Antes de quebrar o ovo e utilizá-lo na receita, coloque-o em um copo com água. Se ele boiar, está podre e deve ser descartado. Se permanecer no fundo do copo, está próprio para consumo. Outra dica prática é sempre quebrar o ovo em um copo antes de colocá-lo na receita, evitando misturar o ovo podre com os demais ingredientes.

7. Louças limpas com facilidade

Limpar a cozinha depois de preparar uma refeição também pode dar muito trabalho, mas existem maneiras simples de economizar tempo nesta tarefa.

Por exemplo, quando as louças estiverem engorduradas, experimente deixá-las de molho por alguns minutos em água quente e detergente neutro. O excesso de gordura vai sair rapidinho!

Já as panelas com alimentos queimados podem ir ao fogo com água e detergente. Quando a água ferver, as borbulhas ajudam a desgrudar o queimado do fundo da panela e deixam a lavagem muito mais prática.

Essas são algumas das nossas dicas para facilitar o dia a dia na cozinha e ganhar tempo para fazer tudo o que você desejar.

Tem alguma dica que gostaria de compartilhar conosco e com outros leitores? Conte-nos nos comentários!

 

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Posts Relacionados
/

Preparar refeições para a família é uma delícia, um verdadeiro ato de amor. Porém, sabemos…

/

Preparar refeições para a família é uma delícia, um verdadeiro ato de amor. Porém, sabemos…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up