Alimentação

O que fazer com as sobras de arroz?

/
1 0
Tempo de leitura: 3 min

Todo cozinheiro já errou a quantidade de alimentos que preparou para a família. Enganar-se no tamanho das porções dos itens essenciais é um equívoco comum na rotina. Até mesmo os chefs mais experientes acabam, um dia, tendo que pensar no que fazer com as sobras de arroz.

No entanto, a situação está longe de ser um problema e, com criatividade, aquele arroz que ficou na panela pode inspirar uma nova refeição saborosa e que vai surpreender à mesa. Confira abaixo receitas para aproveitar essa sobra de maneira simples, rápida e gostosa.

Bolinho de arroz

Um clássico da culinária afetiva brasileira e também da chamada cozinha de boteco, o bolinho de arroz é um petisco saboroso, versátil e muito simples – ideal para preparar com as sobras de arroz de almoço.

O preparo básico de um bolinho começa com a mistura do grão com farinha de trigo, ovos, temperos como salsinha ou cebolinha e um pouco de fermento, equilibrando os ingredientes até que a massa esteja firme o suficiente para ser moldada e ir à frigideira ou ao forno sem desmanchar.

Mas não existe uma única receita e cada cozinheiro pode fazer do seu jeito. O bolinho pode também ser empanado com farinha de rosca, para ganhar uma casquinha mais crocante.

Torta de arroz

Outra forma de reutilizar o arroz com criatividade é preparando uma torta, uma receita ótima para aqueles dias que a geladeira está cheia de legumes em pequenas quantidades.

Então, bata no liquidificador as sobras de arroz com ovos, farinha, leite, óleo, sal e fermento. Em seguida, pique legumes variados em pedaços pequenos, misture à massa e leve tudo ao forno em uma assadeira ou refratário untado. Dessa forma em menos de uma hora depois a família terá um jantar diferente e delicioso.

Arroz de forno

Já se você deseja transformar aquele restinho em uma refeição completa, o arroz de forno é a melhor e mais prática solução. Essa comida com sabor de família é tão flexível que pode ser uma solução rápida para um jantar na semana ou até um almoço especial de domingo, se feita com um pouco mais de capricho.

Para preparar esse prato, é possível usar apenas os ingredientes ao gosto do freguês, então queijos, frios, legumes, carne moída, frango desfiado, rodelas de linguiça e até cogumelos. Para montar, basta intercalar camadas de arroz com os outros ingredientes. Você pode também umedecer todas as camadas com um molho de tomate, finalizar com uma camada de queijo e levar ao forno. O sucesso é garantido!

Ganhar tempo na cozinha sem deixar de oferecer refeições saborosas para a família é o desejo de todo cozinheiro e, com essas dicas, você faz suas horas renderem mais, evita o desperdício e ainda economiza. O resultado será tão apreciado que, da próxima vez, você vai preparar uma quantidade maior para ter certeza que terá as sobras de arroz para a próxima receita.

Enfim, quer deixar sua comida ainda mais saborosa? Conheça melhor os nossos produtos.

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Posts Relacionados
/

Todo cozinheiro já errou a quantidade de alimentos que preparou para a família. Enganar-se no…

/

Todo cozinheiro já errou a quantidade de alimentos que preparou para a família. Enganar-se no…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up