Alimentação

Qual o segredo do arroz perfeito? Nós te contamos!

/
15 0

O arroz é aquele prato que fazemos todos os dias. A receita já conhecemos de cor e sabemos que sempre fica uma delícia. No entanto, será que é possível cozinhar o arroz perfeito e deixar as refeições ainda mais gostosas?

Pensando nisso, desvendaremos quais são os segredos para se preparar um arroz perfeito e arrasar nas refeições diárias. Fique conosco e confira!

1. Atente-se às medidas

O primeiro passo para um arroz perfeito é estar atenta à medida de arroz e água. A proporção mais conhecida é uma parte de arroz para duas partes de água, a qual é ideal para a preparação do tradicional arroz branco, também conhecido como agulhinha.

No entanto, saiba que diferente tipos de arroz pedem diferentes proporções. Por exemplo, o arroz branco de grão curto pede uma proporção de uma parte de arroz para uma parte e meia de água, enquanto o arroz integral necessita de uma proporção de uma parte de arroz para três partes de água.

2. Lave sempre o arroz antes de cozinhá-lo

Quando se trata de lavar o arroz antes de cozinhá-lo, as pessoas se dividem: muitas pessoas pulam essa etapa ao passo que outras a cumprem religiosamente.

Porém, saiba que lavar o arroz é sim um passo importante. Aquela água esbranquiçada liberada pelo arroz quando em contato com a água, trata-se do excesso de amido. Assim, quando se lava o arroz, diminui-se  a quantidade de amido no cozimento do seu arroz, fazendo com que ele fique menos empapado e grudento e muito mais soltinho e branquinho.

3. Refogue o arroz 

O uso do óleo ou azeite na preparação do arroz é importante para garantir que os grãos não grudem uns aos outros e seu arroz fique sempre bem soltinho.

Para uma xícara de arroz, duas colheres de sopa de óleo ou azeite já são suficientes para refogá-lo. Você pode refogar o arroz por cerca de um minuto em fogo baixo antes de acrescentar a água e iniciar seu cozimento.

Caso deseje, pique cebola e alho em cubinhos (ou qualquer outro tempero à sua escolha) e refogue-os antes de adicionar o arroz, assim você garante que o sabor dos temperos vão mesmo aderir ao arroz e ele vai ficar bem delicioso.

4. Não peque no final e garanta um arroz perfeito

O que fazer depois de desligar o fogo? Tampar ou destampar o arroz? Depois de conferir se toda a água realmente vaporizou e desligar o fogo, o ideal é esperar um tempo antes de servir seu arroz, porque ele ainda está terminando seu cozimento e a água ainda está vaporizando.

Dessa forma, nesta última etapa, uma dica é colocar um pano de prato entre a panela e a tampa de modo que o vapor que ainda está sendo liberado pelo arroz penetre no pano e não acumule na panela. Afinal, esse excesso de água pode deixar o arroz empapado.

5. Tenha cuidado com a escolha da marca

Nossa última dica é sempre ter cuidado quando for selecionar a marca do seu arroz. Afinal, nenhum dos nossos segredos fará sentido caso os grãos utilizados não sejam de qualidade.

Assim, sempre opte por comprar grãos selecionados e que tenham uma qualidade garantida, pois somente dessa maneira você consegue certificar-se de que seu arroz sairá fantástico!

Acabamos de revelar todos os segredos que estavam faltando para que você consiga deixar seu arroz finalmente perfeito e deixar suas refeições do dia a dia ainda mais saborosas e alegres.

Gostou do nosso texto? Você tem outros segredos para compartilhar para um arroz perfeito? Deixe nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published.