Alimentação

Tipos de arroz: tudo sobre o assunto

/
16 0
Tempo de leitura: 3 min

Você conhece os principais tipos de arroz? Esse cereal, que não pode faltar na mesa dos brasileiros, é rico em nutrientes e fornece energia para gente encarar todas as tarefas da rotina. Além de vitaminas do complexo B e sais minerais, o arroz forma uma dupla incrível com o feijão quando o assunto é oferecer nutrientes para o nosso corpo. Por isso, ele não deve ser retirado da nossa alimentação, já que é um alimento importante para a saúde.

Quer saber mais sobre os tipos de arroz? Então continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Confira!

Quais são os tipos de arroz mais consumidos?

O arroz é um acompanhamento que combina com praticamente todos os pratos! Dificilmente você vai encontrar alguém que não gosta de comer arroz, não é mesmo? No dia a dia, são esses os mais consumidos:

Branco

Para ficar dessa cor, ele passa por um processo de beneficiamento em que é retirada a casca e a película. Dessa forma, ele tem a digestão mais rápida, um sabor mais suave e pode ser feito tanto para receitas salgadas quanto doces.

Parboilizado

Ele tem um aspecto amarelado devido ao cozimento sobre pressão em que é submetido antes do beneficiamento. Com isso, o amido presente em seu interior gelatiniza, deixando o arroz mais soltinho no final da sua preparação.

Integral

Esse tipo de arroz só tem a casca removida. A película que o envolve é mantida, e assim, concentra uma quantidade maior de nutrientes e de fibras alimentares — substância que auxilia na regulação do trânsito intestinal e na redução do colesterol e da glicemia.

E os tipos de arroz mais diferentes?

Você acha que acabaram os tipos de arroz? De forma alguma! No mundo todo existem variedades do cereal, sendo que algumas são mais consumidas do que outras, dependendo da cultura do local, como é o caso do Japão, onde o arroz cateto é o mais popular. Confira agora os outros tipos de arroz:

  • negro;

  • vermelho;

  • selvagem;

  • arbóreo;

  • carnaroli;

  • vialone nano;

  • basmati.

Quais são as dicas para preparar o arroz ainda mais gostoso?

Algumas pessoas preferem cozinhar o arroz somente em água e sal, outras preferem acrescentar temperos, como alho e cebola, para dar mais sabor. A verdade é que cada um tem sua maneira de fazer o arroz de todo dia de maneiras diferentes. Neste tópico, vamos dar algumas dicas para incrementar o seu arroz!

Arroz doce perfumado

Sabe aquele arroz doce da sobremesa do fim de semana? É uma delícia, não é? Se você ainda não tem o costume de colocar casca de laranja (sem a parte branca) para cozinhar junto, experimente! O doce fica ainda mais perfumado e gostoso!

Arroz integral enriquecido

Esse tipo de arroz é muito usado por quem quer emagrecer ou manter a boa forma. Um truque para deixar ele ainda mais nutritivo é acrescentar amêndoas torradas e sementes de chia no arroz já cozido!

Arroz parboilizado com vegetais

O parboilizado é infalível para quem não acerta no ponto do arroz branco. Para que ele fique ainda mais gostoso, prove juntar vegetais, como brócolis picado e cenoura ralada, nos 5 minutos finais do cozimento. Além de lindo e saboroso, é saudável!

Viu como existem vários tipos de arroz? Cada um é mais adequado para cada receita, ocasião e gosto. Não podemos negar que o arroz branco faz parte da vida dos brasileiros e é o alimento mais popular entre nós, sendo um dos mais versáteis entre todos!

Quer ficar por dentro das nossas novidades em primeira mão? Assine a nossa newsletter e receba diretamente na sua caixa de e-mail as melhores receitas e conteúdos sobre nutrição!

 

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Posts Relacionados
/

Você conhece os principais tipos de arroz? Esse cereal, que não pode faltar na mesa…

/

Você conhece os principais tipos de arroz? Esse cereal, que não pode faltar na mesa…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up