Alimentação

Um guia completo de como usar ervas e especiarias nas refeições

/
14 0
Tempo de leitura: 3 min

Um simples prato do dia a dia pode se tornar uma refeição incrível. E uma excelente opção é apostar em aromas e sabores surpreendentes, capazes de transportar os convidados para diversos lugares. E isso é possível usando adequadamente as ervas e especiarias.

Além de agregar sabor aos pratos, os temperos também fortalecem nossa saúde e ajudam a reduzir o consumo de sal. Ou seja, está na hora de usar a criatividade para incrementar o arroz e o feijão do dia a dia.

Ficou curioso sobre como usar ervas e especiarias nas refeições? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!

Como usar ervas e especiarias nas refeições?

Avalie o alimento preparado — se as ervas estão frescas ou desidratadas e de que maneira os temperos podem ser combinados com os demais ingredientes do prato. É importante, ainda, ter cuidado para que o sabor da especiaria escolhida não predomine em toda a refeição.

No Brasil, o alho e a cebola são unanimidades em todos os lares. Mas é possível ir além e diversificar o cardápio do dia a dia utilizando temperos até mesmo do outro lado do mundo.

Ao ser incrementado com curry, o frango fica com o sabor asiático. A salada ganha uma atmosfera do oriente médio quando temperada com azeite e zátar. Já a mistura de temperos que compõe o chimichurri pode nos transportar para o autêntico churrasco argentino. Confira a seguir outras dica de como usar ervas e especiarias nas refeições.

Ensopados

Um ingrediente muito conhecido no Brasil vai muito bem quando o assunto é ensopado. Estamos falando do louro! Mas é possível utilizá-lo para muito além da feijoada.

Aposte no uso das folhas desidratadas quando estiver preparando sopas, carnes cozidas em fogo baixo, marinadas e até mesmo molho para massas. O louro também vai muito bem com molhos brancos, como bechamel.

Peixes

Seja preparado ao forno ou grelhado na frigideira, os peixes combinam muito bem com diversas especiarias.

Se for um pescado de carne escura, como atum e salmão, aposte no alecrim. Caso a carne seja clara e delicada, a dica é usar funcho e tomilho. Na moqueca, é claro, não pode faltar o coentro — que tem gosto forte e nem todos gostam. Mas não se preocupe, pois ele pode ser substituído por salsinha.

Carne assada

Para assar uma peça de carne e deixá-la bem suculenta e saborosa até o último pedaço, o ideal é preparar uma marinada bem rica em condimentos.

Experimente, por exemplo, utilizar cominho, cravo-da-índia, gengibre, mostarda em pó e tomilho. Mas você não precisa incluir todas as especiarias em um único preparo. Opte por testar um novo sabor a cada receita e, aos poucos, você terá mais segurança em harmonizar os sabores.

Massas

Talvez as ervas mais clássicas, quando se fala em massas, sejam o orégano e o manjericão. E esses temperos realmente incrementam qualquer molho básico do dia a dia.

No entanto, outros sabores também casam muito bem com esse tipo de receita. Experimente, por exemplo, fazer um molho simples apenas com manteiga, azeite e folhas de sálvia. Essa opção é perfeita para nhoque!

Agora que você já sabe como usar ervas e especiarias nas refeições, é hora de arriscar na cozinha e experimentar novos sabores. É claro que a salsinha, a cebolinha, a pimenta do reino e o alho com cebola nunca sairão de cena. Mas você vai perceber que também é muito bom surpreender a família e os convidados e receber vários elogios!

Você já se arrisca no uso das ervas e especiarias? Tem algum tempero que é o seu preferido? Conte pra gente nos comentários!

 

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Posts Relacionados
/

Um simples prato do dia a dia pode se tornar uma refeição incrível. E uma…

/

Um simples prato do dia a dia pode se tornar uma refeição incrível. E uma…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up