Alimentação

Você sabe o que é arroz parboilizado? Nós te explicamos!

/
5 0
Tempo de leitura: 3 min

Na pressa do dia a dia, muitas vezes falta tempo para conhecer coisas novas e abrir espaço para a mudança. Isso acontece na hora de fazer compras no supermercado e no momento de cozinhar, mas, quando fazemos essas tarefas sempre no automático, perdemos a chance de conhecer boas novidades. Uma opção interessante para variar na alimentação da família que você pode estar deixando passar é o arroz parboilizado.

Entenda a seguir o que é arroz parboilizado, as suas propriedades mais importantes e veja quais benefícios ele pode trazer para você e sua família.

O que é arroz parboilizado?

O arroz parboilizado é o cereal processado de forma levemente diferente do branco, tipo mais comum nas mesas dos brasileiros, e a produção especial confere a ele algumas particularidades.

Na primeira etapa de produção, o arroz, ainda com casca, é deixado submerso em água quente durante algumas horas, em um processo chamado encharcamento. Em seguida, ele é submetido a altas temperaturas e pressão, e, por último, é seco, descascado e passa pelo mesmo polimento do arroz branco.

Seu nome, que parece estranho e difícil de memorizar, vem de uma combinação de palavras em inglês que significam “parcialmente fervido”, referindo-se a essa técnica.

Esse arroz é saudável?

A principal vantagem desse tipo de cereal é seu valor nutricional, um pouco maior do que aquele presente no arroz branco e, por isso, mais saudável.

Parte das vitaminas e sais minerais do grão de arroz está presente na sua casca. Nos métodos mais difundidos de produção, o arroz integral preserva essa camada exterior, por isso tem cor mais escura e textura mais firme, enquanto o arroz branco passa por um processo de polimento e tem essa superfície retirada.

Porém, quando o cereal é submetido à fervura parcial, uma porção dos nutrientes presentes na casca é absorvida por sua camada interior e é preservada mesmo depois do polimento. Por isso, o arroz parboilizado se torna uma opção bastante benéfica para a alimentação, apresentando-se como uma opção intermediária entre o arroz branco e o integral em relação à quantidade de nutrientes.

Por que ele é mais escuro?

O tom amarelado desse grão é capaz de despertar desconfiança, podendo até levantar dúvidas sobre a qualidade do cereal ou sobre a presença de aditivos químicos prejudiciais à saúde, mas ele não é sinal de problema.

O arroz adquire essa cor naturalmente durante o processo de fervura, quando os nutrientes passam da casca para sua camada interior. Portanto, trata-se de um sinal positivo e não de um motivo de preocupação.

Como preparar o arroz parboilizado?

O preparo dessa variedade de arroz em casa é praticamente o mesmo do tradicional branco e não exige nenhum cuidado especial. Para chegar ao ponto certo, ele só precisa de uma quantidade um pouco maior de água e um pouco menos de óleo, mas o seu cozimento é rápido e o resultado é sempre soltinho, para alegria dos cozinheiros.

Apesar do nome difícil, o arroz parboilizado não guarda nenhum segredo na produção nem no modo de preparo. Por isso, introduzir esse tipo de cereal na rotina da família pode ajudar a variar a alimentação e trazer benefícios para a saúde de todos.

Quer mais dicas para incrementar o seu arroz?  Então, leia nosso artigo sobre como deixar o prato ainda mais saudável!

Arroz Vasconcelos

Arroz Vasconcelos é o arroz mais gostoso do Brasil. Aqui no blog você encontra as melhores dicas para o dia a dia da sua família.

Posts Relacionados
/

Na pressa do dia a dia, muitas vezes falta tempo para conhecer coisas novas e…

/

Na pressa do dia a dia, muitas vezes falta tempo para conhecer coisas novas e…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up